Notas manchadas por dispositivos antifurto não têm mais validade

Quem retirar uma cédula manchada no caixa eletrônico deve imprimir o extrato e procurar o gerente do banco. Fora do horário de atendimento, a recomendação é registrar primeiro um boletim de ocorrência na delegacia.

As notas de reais manchadas por dispositivos antifurto não terão mais valor. A decisão do Banco Central obriga os cidadãos a recusar o recebimento das cédulas para não ter prejuízos.

No posto, janelas destruídas pela explosão e marcas da tinta liberada pelo caixa eletrônico. Do outro lado da rua, a vítima do crime foi à padaria.

Há dois meses, funcionários receberam uma nota de R$ 50 manchada de rosa. “Fui no banco e banco falou que tem de reter essa nota. Prejuízo de R$ 50. Eu não sei quem é que pegou.

Agora, é norma do Banco Central: notas tingidas por caixas eletrônicos perderam o valor.

Quem receber uma nota manchada deve levá-la a uma agência bancária e preencher um formulário. A nota será examinada para o Banco Central.

Se a análise mostrar que a cédula foi danificada acidentalmente, por tinta de esmalte ou caneta, por exemplo, a nota será substituída. Mas se ficar comprovado que ela foi manchada por um dispositivo antifurto, não haverá reembolso e o caso será investigado pelo Ministério Público.

Quem retirar uma nota manchada em um caixa eletrônico deve imprimir o extrato e procurar o gerente do banco. Fora do horário de atendimento, a recomendação é registrar primeiro um boletim de ocorrência na delegacia.

Para não perder dinheiro e desestimular o crime, só tem um jeito: “A recomendação principal é: ‘não receba uma nota manchada’. Isso é fundamental”, declarou Wilson Gutierrez, da Febraban

Fonte: Jornal Nacional

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Postagem em destaque